08 abril 2026

Enquanto não desaba...

Mesmo quando tudo parece desmoronar,
um simples sorriso desloca o sentimento.

Quando tudo parece desabar,
a luz encontra frestas
que eu nem sabia que existiam.

Quando tudo parece desabar
e as palavras me abandonam,
algo ainda reluz aqui dentro.

Quando tudo parece desabar,
descubro que ainda sei ficar de pé.

E mesmo quando tudo parece desabar
e a mente se perde de mim,
a vida não pausa —
ela pede passo.
E eu… caminho.

Caminho, mesmo sem rumo,
sem desistir.
Em passos leves.

Sigo em busca do que reluz,
da palavra que me deixou,
do equilíbrio que se abalou.
E sigo em frente —
mesmo quando tudo parece desabar.

Hanna Baoli

13 março 2026

Silenciar para se escutar...

 


E há dias em que questionam o silêncio, perguntam se ficar quieta vai resolver alguma coisa. O que não entendem é que o silêncio não é para os outros; é uma pausa interna, é a maneira de arrumar a bagunça.

Às vezes, o barulho está tão alto do lado de dentro - tantas vozes, tantos pensamentos, tantas emoções - que é difícil colocar tudo em prateleiras de uma vez. Calar o externo é uma forma de organizar a casa, porque um lar bagunçado não flui.

E nem sempre é por uma razão única. Muitas vezes são tantas abas abertas que a máquina para por alguns instantes, tudo trava, e é preciso reiniciar para que as coisas voltem a funcionar da maneira necessária.

Quando tudo começa a voltar para o lugar, aos poucos, de forma leve, a voz é retomada e as portas são reabertas. O acesso é liberado, mas com limites. Quem chega pode visitar, mas sem abrigo, porque, enquanto a casa é organizada, só há espaço para quem cuida dela.

Hanna Baoli

06 março 2026

Apesar do medo...


E de repente me vi ali, olhando seu sorriso e sorrindo junto. Nada planejado, tudo natural, a vontade de sentir seu cheiro, me deliciar com seus beijos, sorrir contigo. Tudo tão intenso, tudo tão mágico, tudo tão inesperado, tudo tão nosso. Mas ainda mais de repente, veio o medo. Mas eu não quero me relacionar, não quero assumir um compromisso, não quero nada sério e agora o que fazer?

Mas era para ser leve, era para ser nosso momento, era para vivermos sem medo, sem expectativas, mas o medo ele trava e senti você tão perto, mas tão distante de mim. Nossas emoções totalmente ligadas, nossos sentimentos recíprocos, mas o medo ainda mais recíproco.

E ao pensar que só queria alçar um voo conjunto sem amarras, sem pressão, sem prisão. Mas o medo, ah o medo. Ele atrapalha tudo, ele estraga encontros, estraga planos. O medo interrompe projetos, o medo nos tira de perto de tudo que faz bem, mas que ele faz pensar que seria demais ou que simplesmente não é o momento.

E sigo pensando, sigo querendo todos os nossos bons momentos, sigo admirando tudo de belo que você é e faz, porque apesar do medo, o sentimento não muda, o sentimento continua querendo que você viva o melhor da vida, continua desejando que você sorria sempre da maneira encantadora que sorri. Mesmo que o medo nos afaste, eu continuarei aqui sentindo!                                                                                        

                                                                                                                            Hanna Baoli

26 novembro 2019

Coração é terra fértil...




Dizem que coração é terra que não se pisa, realmente não se pisa, mas se habita. Habitar um coração é preciso cuidado, atenção e muito zelo. Um solo delicado que facilmente se infesta com ervas daninhas estragando tudo de bom que por ali foi plantado. Um solo fértil, porém, frágil.

O coração diariamente nos prega peça, por vezes são sustos, em outros momentos, emoções desconhecidas, decepções, tristezas, sentimentos bons e paz. Mas acima destes, o coração nos traz o amor, a paixão. O amor seja ele por um ente ou até mesmo por um alguém especial.

Amor de Deus, amor ao próximo, amor-próprio, amor de mãe, amor de irmão, amor de amigos, amor de namorado, amor de tia… várias formas de amor acrescentam cada dia um pedacinho na nossa essência, na nossa existência, que completam e acalentam a alma, que nos enchem de luz e de esperança de dias melhores.

Amor que não se pede, amor que não se mede, que não se repete, como disse Cidade Negra. Amor que completa. Como disse apóstolo Paulo em 1 Coríntios, 13:13, “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.

Há quem tenha medo de amar, mas se não houver coragem para o amor, haverá coragem para que? O amor, os sentimentos, por mais complicados que seja, fazem parte da nossa existência. Por mais decepções, por mais tristezas e ingratidões, os bons devem superar os que fizeram mal.

Por mais que tenhamos dois ou três ao nosso lado e tenhamos deixado vários pelo caminho, esses poucos fazem uma diferença maior na vida que milhões que não se importam de verdade. Dois que cuidam, que se preocupam, valem mais que mil que simplesmente se divertem.

O amor, traz não só bons sentimentos, mas traz acalanto, alegrias, diversão e além de tudo, traz paz para o coração, permitindo assim que outros possam habitar em um solo limpo e iluminado, bem fertilizado e que floresce independente das ervas daninhas que foram colocadas pelo caminho.

Hanna Baoli

22 agosto 2019

Isso não faz de você um fraco...



Por muito tempo eu fugi deles, em outros momentos usei eles para tentar fugir de mim, já fui acompanhada por eles em algum momento, depois passei a evita-los, depois de um tempo percebi que sem eles eu não conseguia seguir. Hoje eles me fazem dormir melhor e fazem com que meu dia seja mais agradável.

Procuro não ser dependente deles, tento vê-los como uma ajuda, apenas um instrumento de auxílio para que eu me torne uma pessoa mais agradável a minha própria companhia. Algo que me acompanhe para uma melhor qualidade de vida e dias mais equilibrados. Além de me ajudarem a me conhecer mais e me ensinar a controlar as emoções.

Eles por muito tempo foram um terror na minha mente, hoje necessito deles no meu processo de liberdade, no momento em que tento me livrar da ansiedade, da depressão e das crises de pânico. O momento em que tento me tornar novamente uma pessoa sociável e que sabe lidar com os monstros da mente. 

Para muita gente eles são um tabu, para outros eles são uma dependência, já outros os utilizam apenas em algumas situações. Mas para alguns ele precisa ser constante, diário, sem falhas. Ele priva de algumas coisas, mas oferece outras. E depois de muito evita-los tive que me render, mas por sorte os medicamentos têm me feito bem, apesar dos altos e baixos.


Hanna Baoli

09 agosto 2019

Ela queria cura, mas de onde vem a dor?


Dormir para sempre, esse era o único desejo que ela tinha naquele dia. Por um dia ela deixou, mas aquela vontade permaneceu por muitos dias, com isso ela tomou seu remédio para dormir, quando percebeu que ainda estava acordada e que aquela dor permanecia, mais algumas doses, e nada de dormir, nem por instante, muito menos para sempre.

Quando estava prestes a dormir, foi chamada, acordada e ninguém a deixou dormir. O que ninguém entendia é que ela só queria descansar. Descansar o coração, descansar a mente e descansar a alma de toda aquela dor que sentia, mas ninguém entendia. 

“Ah se quisesse realmente isso teria pulado da janela e não tomado remédios”, “Ah isso é para chamar atenção”, “Ah isso é só uma tristeza, daqui a pouco passa”. Vários e vários comentários, mas nenhuma ajuda para acabar com aquela dor. Nada fazia sentido. Ninguém fazia sentido, acordar não fazia sentido, comer não fazia sentido, viver não fazia sentido. 

A cada dia aquela dor só aumentava, cada caminhão que passava um pensamento diferente, cada remédio que tomava, um pensamento diferente, cada frase que escutava, um pensamento diferente, mas em cada pensamento a dor só aumentava e a vontade de dormir para sempre crescia em todos eles. 

“Você precisa pensar nas pessoas que gostam de você”, “Você precisa pensar na sua família”, “Você precisa pensar na dor que vai causar nas pessoas”. Quanto egoísmo, quanta hipocrisia, a dor eu quem sinto e o pensamento tem que ser no outro? E eu? E minha dor? E minha falta de vontade? E minha falta de força? Porque tenho que pensar em todo mundo e ninguém pode pensar em mim?

Não é fácil conviver com essa dor, não é fácil lidar com esses pensamentos, não é fácil ser visto como louco, não é fácil ser visto como um problema. Muitos enchem o peito para dizer que você não está sozinho nessa, mas no fim é só você com você mesmo. Você tendo que lidar com essa dor, é você tendo que lutar todos os dias para levantar, é você tendo que esperar todos os caminhões passarem, é você tendo que se manter longe das janelas e dos medicamentos. 

No fim, todos te impedem de chegar ao fim. Mas e quando a dor chegará ao fim?

Hanna Baoli

03 junho 2019

A arte da vida, é tornar a vida uma arte




A vida é como um quebra-cabeças, em diversos momentos nos perdemos tentando encontrar as peças que melhor se encaixam. Em outros momentos, não é preciso muito, logo de cara localizamos a peça ideal que se encaixa naquele local.

Mesmo com as dificuldades, tem algo que nos motiva a permanecer buscando as peças. Mesmo sem entender qual a arte que será construída naquele momento, algo nos move a continuar buscando as peças para chegar ao fim daquele objetivo.

O fim da junção daquelas peças é em muitos momentos um mistério, em outros sabemos exatamente qual será o resultado, mas mesmo assim não desistimos porque mesmo sabendo qual desenho se formará o resultado da nossa conquista sempre será satisfatório.

Mesmo com a dificuldade da junção das peças, mesmo tendo que girar as peças para saber qual o melhor encaixe, sempre procuramos nos concentrar em algo para que nada nos impeça de colocar peça por peça e chegar até ao fim.

Assim também é a vida. Em diversos momentos, tentamos encaixar peças que não pertencem aquele local, em outros momentos acertamos a peça rapidamente ou às vezes até demoramos a encontrar a peça correta. Mas algo nos move a não desistir.

Nós não sabemos qual a arte que a vida nos reserva, nem ao menos quantas peças erradas tentaremos encaixar até que encontremos a peça certa. Não sabemos sequer, quantas peças serão necessárias para chegar ao fim.

Mas mesmo diante das dificuldades, precisamos ter fé de que tudo se encaixará. Mesmo que o desafio seja grande, no fim o resultado será satisfatório, por ter alcançado os objetivos e não ter desistido de lutar até a realização.

A fé, mesmo que invisível aos olhos, é o que nos move a seguir em busca dos nossos objetivos. Nunca sabemos como será o resultado, mas com fé sabemos que somos capazes de realizar os nossos sonhos e de que no fim do quebra-cabeça, a arte da vida é perfeita!








Hanna Baoli