13 março 2026

Silenciar para se escutar...

 


E há dias em que questionam o silêncio, perguntam se ficar quieta vai resolver alguma coisa. O que não entendem é que o silêncio não é para os outros; é uma pausa interna, é a maneira de arrumar a bagunça.

Às vezes, o barulho está tão alto do lado de dentro - tantas vozes, tantos pensamentos, tantas emoções - que é difícil colocar tudo em prateleiras de uma vez. Calar o externo é uma forma de organizar a casa, porque um lar bagunçado não flui.

E nem sempre é por uma razão única. Muitas vezes são tantas abas abertas que a máquina para por alguns instantes, tudo trava, e é preciso reiniciar para que as coisas voltem a funcionar da maneira necessária.

Quando tudo começa a voltar para o lugar, aos poucos, de forma leve, a voz é retomada e as portas são reabertas. O acesso é liberado, mas com limites. Quem chega pode visitar, mas sem abrigo, porque, enquanto a casa é organizada, só há espaço para quem cuida dela.

Hanna Baoli

Nenhum comentário: